terça-feira, 10 de novembro de 2009

Passarela que liga Santa Maria da Vitória a São Félix do Coribe oferece segurança e conforto para a população

Moradores dos municípios serão beneficiados com a passarela que interliga as duas cidades.



Os moradores de Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe poderão se deslocar entre as duas cidades com conforto e segurança em virtude da implantação de uma nova passarela, prevista para ser entregue em dezembro, que permite a travessia entre as sedes dos municípios.


A passarela de 109m de extensão possui uma estrutura metálica formada por uma plataforma apoiada por arcos que contam com design moderno e arrojado. Os dois pilares de concreto que servem de apoio à estrutura da passarela, também apresentam forma diferenciada.


O projeto desenvolvido pelo arquiteto Fernando Frank e pelos engenheiros estruturalistas Carlos Emilio Strauch e Francisco Peixoto, recebeu o apoio do secretário estadual de Infraestrutura, João Leão. A obra responsável pela geração de 180 empregos está sendo gerenciada pelo 4º Batalhão de Engenharia e Construção do Ministério do Exército, que tem sua execução a cargo da Pampulha Engenharia, empresa vencedora da concorrência.


De acordo com informações do gestor comercial da Pampulha, Geraldo Menezes, o equipamento de 460 toneladas contou com o investimento de cerca de R$6 milhões de reais e trará beneficio para aproximadamente 54 mil pessoas. A obra obedece aos critérios técnicos e não impede a navegabilidade sobre o rio.


Até a construção da passarela, além de problemas relacionados as obsoletas embarcações utilizadas para a travessia do rio, os moradores dispunha para a travessia apenas uma ponte estreita distante cerca de 2km do centro das cidades, por onde também transitam carretas e caminhões carregados de soja, algodão e frutas diversas, que se misturam aos veículos de pequenos portes, carroças, bicicletas, além de pedestres.


“Era um verdadeiro caus. Os pedestres não tinham segurança e estavam expostos ao perigo devido as condições precárias da ponte inadequada para o trafego de pedestres. Não foram poucos os atropelos, os quais a obra vai afastar da memória dos moradores daquela cidade”, acredita o secretário, João Leão.


O secretário ressalta a importância da obra para a população. “A passarela sem dúvida foi uma das maiores e mais relevantes obras desenvolvidas no Estado. Esperamos que o equipamento reduza os casos de acidentes com os pedestres e ofereça conforto, comodidade e segurança”, conclui Leão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário